Nesse post vamos aprender duas formas de escrever intervalos reais que costumam aparecer nas questões de vestibulares. 

PARTE 1
Exemplo 1:    Como aprendemos no post anterior, quando a bolinha está aberta o valor em que ela está fica fora do conjunto. No exemplo 3 e 5 estão fora. Podemos substituir a bolinha aberta do número 3 por esse símbolo: ] e a bolinha aberta do número 5 por: [. 
    O intervalo pode ser escrito como ] 3, 5 [ e podemos ler como "aberto em 3 e aberto em 5". 
] 3, 5 [ 
Exemplo 2:
    Quando a bolinha está fechada o valor em que ela está fica dentro do conjunto. Então, no exemplo 3 e 5 estão dentro. Podemos substituir a bolinha fechada do número 3 por esse símbolo: [ e a bolinha fechada do número 5 por: ]. 
    O intervalo pode ser escrito como [ 3, 5 ] e podemos ler como "fechado em 3 e fechado em 5". 
[ 3, 5 ]
Exemplo 3:
    Agora a bolinha está fechada em 3 e aberta em 5.  Então, no exemplo 3 está dentro e 5 está fora. Podemos substituir a bolinha fechada do número 3 por esse símbolo: [ e a bolinha aberta do número 5 por: [. 
    O intervalo pode ser escrito como [ 3, 5 [ e podemos ler como "fechado em 3 e aberto em 5". 
[ 3, 5 [
Exemplo 4: 
    Agora a bolinha está aberta em 3 e fechada em 5.  Então, no exemplo 3 está fora e 5 está dentro. Podemos substituir a bolinha aberta do número 3 por esse símbolo: ] e a bolinha fechada do número 5 por: ]. 
    O intervalo pode ser escrito como ] 3, 5 ] e podemos ler como "aberto em 3 e fechado em 5". 
] 3, 5 ]
Exemplo 5: 
    Agora, temos a bolinha fechada em 3 e o intervalo indo para a esquerda sem fim. Isso nos diz que o intervalo está "indo para o infinito negativo", pois os números diminuem para a esquerda da reta numérica. 
    Sempre que o intervalo estiver indo para o infinito negativo vamos usar esse símbolo ] - ∞ "aberto em menos infinito" ou "aberto em infinito negativo". 
] - ∞, 3 ]
Exemplo 6: 
    Agora, temos a bolinha aberta em 3 e o intervalo indo para o infinito negativo. 
] - ∞, 3 [
Exemplo 7: 
    Agora, temos a bolinha fechada em 3 e o intervalo indo para o infinito positivo. 
[ 3,  + ∞ [
Exemplo 8: 
    Agora, temos a bolinha aberta em 3 e o intervalo indo para o infinito positivo. 
] 3,  + ∞ [
PARTE 2
    1º: Todos os intervalos reais irão começar com " { x ∈ R | " e lemos "x pertence aos reais tal que". 
    2º: Analisar cada pedacinho do intervalo colocando um número x em qualquer lugar dentro do intervalo, exemplo: 
    O número 3 é menor do que o número x, então podemos escrever 3 < x ( 3 menor do que x).
    O número x é menor do que o número 5, então podemos escrever x < 5 ( x menor do que 5). 
Juntando as duas informações 3 < x e  x < 5 obtemos 3 < x < 5. Agora,  { x ∈ R | 3 < x < 5 }, x pertence aos reais tal que 3 é menor do que x e x é menor do que 5. 
Exemplo 1:
] 3, 5 [ 
{ x ∈ R | 3 < x < 5 }
Exemplo 2:
    Nesse exemplo a bolinha está fechada, então ao invés de usar  <  (menor)  vamos usar  ≤  (menor ou igual).  { x ∈ R | 3  ≤ x  ≤ 5 }, x pertence aos reais tal que 3 é menor ou igual do que x e x é menor ou igual do que 5. 
[ 3, 5 ]
{ x ∈ R | 3  ≤ x  ≤ 5 }
Exemplo 3: 






    Agora a bolinha está fechada ( ≤ ) em 3 e aberta ( < ) em 5.  { x ∈ R | 3  ≤ x  < 5 }, x pertence aos reais tal que 3 é menor ou igual do que x e x é menor do que 5. 
[ 3, 5 [
{ x ∈ R | 3  ≤ x  < 5 }
Exemplo 4: 
    Agora a bolinha está aberta ( < ) em 3 e fechada (  ≤  ) em 5.  { x ∈ R | 3  <  x ≤  5 }, x pertence aos reais tal que 3 é menor ou igual do que x e x é menor do que 5. 
] 3, 5 ]
{ x ∈ R | 3  <  x ≤  5 }
Exemplo 5: 
    Agora, o número x é menor ou igual a 3.  { x ∈ R | x  ≤  3  }, x pertence aos reais tal que x é menor ou igual do que 3.
] - ∞, 3 ]
{ x ∈ R | x  ≤  3  }
Exemplo 6: 
    Agora, o número x é menor do que a 3.  { x ∈ R | x  <  3  }, x pertence aos reais tal que x é menor do que 3.
] - ∞, 3 [
{ x ∈ R | x  <  3  }
Exemplo 7: 
    Agora, o número x é maior ou igual do que  3. { x ∈ R | x  ≥  3 }, x pertence aos reais tal que x é maior ou igual do que 3.
[ 3,  + ∞ [
{ x ∈ R | x  ≥  3 }
Exemplo 8: 
    Agora, o número x é maior do que  3. { x ∈ R | x  >  3 }, x pertence aos reais tal que x é maior do que 3.
] 3,  + ∞ [
{ x ∈ R | x  >  3 }

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