1. Conteúdo: Sistema numérico decimal.
2. Objetivos: De acordo com as competências específicas de matemática para o ensino fundamental da Base Nacional Comum Curricular, ao final da aula o aluno deverá reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, e foi evoluindo em diferentes momentos históricos até os dias hoje.
3. Base Nacional Comum Curricular
3.1. Unidade temática: Números.
3.2. Objetos de conhecimento: Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal.
3.3. Habilidades: (EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica. (EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
4. Linhas de ação
4.1. Desenvolvimento metodológico: A aula será expositiva com a narração de uma história sobre o senso numérico com exercícios para serem resolvidos individualmente ou em grupo.
No caça palavras abaixo encontre palavras que vimos durante a aula:
4.2. Desenvolvimento do conteúdo: Começar a aula questionando os alunos sobre o que eles pensam sobre os números e se os números sempre existiram da forma como conhecemos hoje em dia. Logo após, será contada a seguinte história:
Uma viagem ao passado
Imagem retirada do filme "Os croods"
Se coloque no lugar de um homem das cavernas (que não conhece a matemática que conhecemos hoje) onde sua principal preocupação é acabar com a fome. Você sai para caçar junto com seu grupo e na volta perceberá se quantidade de comida é ou não suficiente para todos.
Obviamente você não precisou usar os números para contar, mas teve uma percepção de quantidade.
Imagem retirada do filme "Os croods"
Esse entendimento do que é pouco, muito ou de reconhecer pequenas quantidades, como 2 ou 3 objetos em uma mesa, é chamada de senso numérico.
Possuir o senso numérico não é exclusividade dos humanos. Assim como os homens das cavernas conseguiam distinguir se havia comida suficiente ou não, os pássaros também conseguem distinguir pequenas quantidades como os ovos em seus ninhos.
Imagem retirada do filme "Os croods"
No livro História da Matemática, Carl B. Boyer conta que "Experiências com corvos, mostram que pelo menos alguns pássaros podem distinguir conjuntos contendo até quatro elementos.”.
Sem utilizar instrumentos de medida, observe e diga qual é o personagem mais alto e qual é o personagem mais baixo:
Sem contar, observe e diga se há mais pessoas ou mais animais na imagem:
Imagem retirada do filme "Os croods"
Esse senso numérico nos permite compreender os diversos significados dos números, assim podemos contar, medir, ordenar e quantificar.
Para formar os números utilizamos símbolos que são chamados de algarismos. Os algarismos são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9, com eles podemos formar qualquer número.
Por exemplo, o número 458 é formado pelos algarismos 4, 5 e 8. Com os algarismos 2 e 3 podemos formar os números de dois dígitos:
Agora, monte todos os números de três dígitos que podemos formar com os algarismos 0, 2 e 3.
4.3. Avaliação: Os alunos serão avaliados no decorrer da aula com a participação durante a explicação e resolução de exercícios.
5. Referências bibliográficas
História da Matemática. Carl B. Boyer , Uta C. Merzbach. 2012 — 3ª edição.
Muito bom!
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